Oficina de formação para comunidade indígena

Em 2013, o Programa promoveu uma oficina de formação de educadores intitulada “Currículo e Diversidade Cultural: presenças e ausências na escola”, ofertada em em escolas frequentadas por crianças, jovens e adultos da comunidade indígena Tembé-Tenetehara a 30 professores residentes da Aldeia Jeju e Areal, localizada em Santa Maria do Pará. A motivação partiu da própria comunidade indígena que, em 2009, solicitou por meio do líder Almir Vital da Silva, assessoria e apoio técnico de docentes e discentes do Programa. A partir disso, o grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio, liderado pela Profa. Dra. Jane F. Beltrão, montou um projeto de pesquisa que obteve patrocínio do CNPq, por meio do edital Universal, em 2012. O projeto contou também com parceria com a Fundação Ford. No ano de 2014, diversas outras ações foram realizadas, como a elaboração de material didático para utilização nas escolas. A principal inovação do projeto foi a interlocução com povos indígenas em perspectiva simétrica. Estiveram envolvidos o professor Assis da Costa Oliveira (Campus de Altamira) e o discente Edimar Antonio Fernandes.

 

Arqueologia e o público no Engenho do Murutucu

Por meio de projeto de pesquisa coordenado pelo professor Diogo Costa e desenvolvido por docentes e discentes do PPGA, e embros do GAHiA – Grupo de Pesquisa em Arqueologia Histórica Amazônida, o Programa realizou várias ações com o objetivo de tornar público o acesso ao sítio arqueológico-histórico Engenho do Murutucu. Estabeleceu-se um programa de visitação ao sítio por públicos acadêmicos e não acadêmicos e atividades de interação com o patrimônio cultural presente no espaço. Para tanto, foram elaborados materiais informativos sobre a história e as pesquisas no sítio, além de visitas monitoradas e palestras. O projeto foi realizado em parceria com a Embrapa e Ceasa. Foram mais de 100 folders distribuídos, mais de 5.000 visualizações no site, 29 visitas guiadas em 2014, e 36 visitas guiadas em 2015.

 

Exposição Multimídia de Antropologia Visual “África Olhares Curiosos”. Uma Contribuição a Implementação da Lei 10639

Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, apontam a necessidade da criação e disseminação de material técnico que contribua para a implementação da Lei 10639/03, desde 2011, este projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Hilton P. Silva, já circulou por diversas escolas do interior e da capital e galerias públicas, sendo visitado por mais de 2500 pessoas. A exposição multimídia contendo fotografias, vídeos, músicas e objetos de origem africana e quilombola, traz uma experiência antropológica reflexiva sobre diversidade étnico-racial, cultura de paz e tolerância, e valorização da corporeidade e da cultura africana e afro-brasileira, contribuindo para criar formas dinâmicas de implementar o espírito da Lei nas escolas. A exposição foi desenvolvida em parceria com a COPPIR/SEDUC-PA e a Casa Brasil-África da UFPA.Uma amostra das fotos da exposição está disponível em: http://www.copirseduc.blogspot.com/