As provas do Processo Seletivo para as turmas de 2021 dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA estão se aproximando.

Com intuito de auxiliar os candidatos para esta primeira etapa, discentes do PPGA se organizaram para promover oficinas preparatórias ainda neste mês de novembro e em dezembro, de forma inteiramente online.

Já foram ofertadas oficinas de Pré-Projeto, Carta de Intenção e Currículo. Agora será a vez das oficinas de Línguas Estrangeiras (Inglês para o mestrado e doutorado e Francês para o doutorado) e de Conhecimentos Específicos.

As inscrições iniciam hoje, 10, e vão até às 12h do dia 18 de novembro.

No dia 20/11 (sexta-feira) acontecerá a oficina de Língua Inglesa e no dia 21/11 a de Língua Francesa. Ambas as oficinas terão como objetivo estimular e otimizar a leitura de textos nos idiomas indicados, através de análise das perguntas para procura assertiva no texto e de lista de palavras comuns das áreas de conhecimento.

A oficina de Conhecimentos em Antropologia é voltada para apresentação geral de textos indicados na bibliografia da prova, revisão de informações contidas no edital e discussão da estrutura da resposta. Será realizada em turmas simultâneas (uma para mestrado e outra para o doutorado) e em três dias consecutivos: 01, 02 e 03 de dezembro, de acordo com as áreas de Antropologia, Arqueologia e Bioantropologia, respectivamente.

No ato da inscrição será pedido para que o participante vote em três textos (um de Antropologia, um de Arqueologia e um de Bioantropologia) que gostaria que fossem trabalhados na oficina, dentre os indicados na bibliografia da prova.

Ressaltamos que os textos escolhidos através de votação no formulário de inscrição para serem trabalhados na oficina não excluem a leitura dos que não serão trabalhados. Reiteramos a obrigatoriedade e importância de os candidatos lerem todos os textos indicados no edital para alcançar um bom desempenho na prova.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do formulário que deve ser preenchido neste link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeheaTxhIQL7g6nXX4hujhxxQIuT-fb64rmTvkEpsjcasNcTQ/viewform?usp=sf_link

O horário de início das oficinas será às 19h. O link para a sala das oficinas será previamente enviado aos e-mails dos inscritos.